Terra Nova


Dei de caras com este post nos rascunhos e deitei as mãos à cabeça ao perceber que não vos tinha falado deste espaço numa zona realmente nobre da Ribeira, bem junto à Ponte D.Luíz. Foi já ali por volta de Março ou Abril que fui conhecer o Terra Nova a convite da Zomato e claro está, apesar da experiência mais condicionada pelo facto de ser um convite, trago-vos todas as minhas opiniões mais sinceras.







Pequenino mas acolhedor será provavelmente a melhor maneira de caracterizar o Terra Nova, um restaurante que prima pelos seus pratos de mar, com bacalhau e marisco. A ementa é pequena mas aquilo que fazem, fazem-no realmente bem.

A experiência começou logo bem com uma aula rápida de massa fresca pelas mãos do Chef Rafael Gomes, que é o responsável por toda a carta do restaurante.

A chefe de sala é uma autêntica querida, quase como uma avó acolhedora e sentimo-nos imediatamente em casa.

Começamos com umas belas pataniscas (a minha perdição), bolinhos de bacalhau e um tártaro de bacalhau e ostras.

Isto foram apenas uns petiscos e não as entradas uma vez que essas seriam servidas no andar de cima, na mesa do capitão.



Ostras de Aveiro, presunto de pato, sardinha com broa e pimento, camarões flamejados e um Bacalhau à Brás delicioso de tão macio que era. Claro que havia ainda pão e manteiga aromatizada mas de facto tenho de apontar como favoritos a sardinha com broa, reminescente das festas dos Santos Populares e ainda o Bacalhau à Brás.






O prato principal foi nada menos que uma massada de bacalhau preparada com massa fresca - a tal que fizemos no início - e lascas de bacalhau, um molho amanteigado e tomate. É um prato leve mas robusto ao mesmo tempo, tem a sua complexidade e o linguini fresco consegue mesmo destacar-se juntamente com o bacalhau cozinhado lentamente e na perfeição.

O restaurante sabia antecipadamente da minha intolerância à lactose e preparam um prato igual ao de toda à gente mas com o cuidado de não incluir a manteiga ou qualquer outro lacticínio e nem assim deixou de ser um prato fantástico.

A sobremesa foi um leite creme com gelado de framboesa e para mim, devido à minha intolerância - mesmo que tenha ficado a babar pelo leite creme - um prato de frutas com uma apresentação tão cuidada que a fruta soube a doce dos deuses!

Terra Nova Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Terra Nova
Cais da Ribeira 34
Porto

1 comentário:

  1. Fiquei com imensa vontade de o conhecer, tanto pela localização privilegiada como pelas tuas descrições!
    Que saudades tinha de te ler! 💖

    ResponderEliminar







Joana, 29 anos e natural da cidade do Porto. Sou uma fotógrafa de profissão, louca por viagens e sempre com demasiadas opiniões para dar. Este é o meu blog no qual escrevo desde 2009 e ele já mudou tanto quanto eu mudei ao longo destes últimos, quase, 10 anos.